Quem circulou pela área de Portocel na última semana pode ter ficado intrigado com a presença de militares devidamente paramentados e instalados em barracas. Eles participaram, entre os dias 19 e 22/10, de um exercício simulado realizado pelo Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) do 38º BI (Batalhão de Infantaria). O Terminal cedeu suas instalações para realização do exercício.
O objetivo do NPOR é formar o Aspirante-a-Oficial da Reserva. O exercício realizado no Portocel é uma das últimas fases do curso, que tem duração de aproximadamente 10 meses, envolvendo uma turma de 19 alunos que vão se formar no dia 4 de dezembro. Além dos alunos, a operação contou com instrutores e outras equipes de apoio, somando pouco mais de 40 pessoas.
O 1º Tenente Edimar, instrutor chefe do NPOR e que comandou a operação, explicou que os alunos foram avaliados em uma situação simulada em que uma organização, de um país fictício, tentava tomar reservas de petróleo em nosso país. A missão deles no treinamento era evitar essa invasão e proteger os chamados Pontos Sensíveis.
O militar explicou que realizar a operação em uma locação como Portocel é importante porque oferece as condições necessárias à simulação, por ser um local estratégico e bem localizado.
Voltar