Portocel apresenta ao mercado infraestrutura para movimentar granito - Portocel

Portocel

Portocel apresenta ao mercado infraestrutura para movimentar granito

29/12/2021

Portocel apresenta ao mercado infraestrutura para movimentar granito

O Terminal entrou na rota dos navios que movimentam o produto e recebeu uma comitiva de representantes do segmento de rochas ornamentais

 

As rochas ornamentais extraídas no Espírito Santo são conhecidas mundo afora e a logística de exportação do produto está ganhando importante reforço. Portocel, terminal localizado em Aracruz (ES), passa a fazer parte da rota dos navios que embarcam o produto. Para apresentar ao mercado a sua infraestrutura de recepção e armazenagem de blocos de granito, o terminal recebeu recentemente um grupo de representantes do segmento, incluindo produtores, exportadores, armador, agência marítima e a empresa Triple Line, que tem sede no Canadá e responde sozinha por quase metade da movimentação mundial de blocos.

A Triple Line é a empresa que vai utilizar a infraestrutura do Portocel para fazer a movimentação de blocos com embarques nos navios do armador Saga Welco. As negociações entre o terminal capixaba e a empresa começaram há cerca de dois anos e ocorreram à distância, conforme as exigências da pandemia. Mr. Lee, CEO da Triple Line e um dos participantes da visita ao porto, conheceu o terminal de perto e se disse impressionado com a organização, estrutura e a forma cooperativa como o porto atua.

O primeiro embarque de rochas está previsto para ocorrer ainda em dezembro e deve movimentar cerca de 16.500 toneladas, segundo informou ele, que abastece principalmente os mercados da Índia, África e China e tem planos de ampliar gradativamente a movimentação.

A entrada de Portocel na rota do granito faz parte da estratégia de iversificação do porto, que realizou recentemente o primeiro embarque de ferro gusa, outra carga que é novidade no terminal. “Temos atuado para buscar parceiros com os quais possamos construir alianças genuínas, oferecendo soluções logísticas que estejam em linha com as necessidades do mercado e que contribuam para o fortalecimento da nossa estratégia de atuar como um porto de negócios”, afirma Julio César Lourenço, da área de novos negócios de Portocel.

O gerente geral de Operações Portuárias de Portocel, Alexandre Billot Mori, destaca que a movimentação de granito, assim como a de ferro gusa, são marcos importantes na consolidação do porto como um terminal multicargas. “Estamos atentos às necessidades do mercado. Podemos receber navios de maior calado e operamos com excelência para atender os atuais e futuros clientes”, pontua ele.

Para o segmento de rochas ornamentais, a entrada de Portocel como solução logística para escoamento da produção de blocos é um reforço importante.  “Temos um volume grande de exportação de blocos e de chapas pelo Espírito Santo e poucas opções de portos que podem receber navios maiores. Portocel é uma grande alternativa para a movimentação de blocos”, destaca Tales Pena Machado, presidente do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), acrescentando que o Brasil tem uma riqueza geológica fantástica e que as exportações do setor cresceram mais de 30% neste ano.

O Espírito Santo responde por 78% das exportações de blocos de granito do Brasil e é fundamental fortalecer a logística para escoamento dessa produção, segundo observa Celmo de Freitas, presidente do Sindicato da Indústria de Beneficiamento de Mármore e Granito (Sindirochas Espírito Santo). “Nossas exportações são representativas e podemos crescer ainda mais com disponibilidade de portos e navios”, destaca ele.

A Saga Welco é a companhia parceira da Triple Line na movimentação de blocos de granito via Portocel. O superintendente de cargas da empresa, Breno Paz, avalia que Portocel reúne todas as condições para se consolidar na rota do granito. “Já operamos aqui carregando celulose e fio máquina e confiamos que também teremos com o granito uma operação segura e tranquila”, afirma ele.

Sobre Portocel – Com capacidade para embarcar 7,5 milhões de toneladas/ano de cargas, Portocel é reconhecido por sua eficiência na movimentação de produtos florestais e outras cargas, dispondo de completa infraestrutura logística, instalações e equipamentos integrados a diferentes modalidades de transporte: importação e exportação, longo curso e cabotagem, cargas gerais, projetos, granéis e operações de oil & gas. O porto é controlado por dois grandes players do setor de celulose e papel: a Suzano e a Cenibra. Com localização privilegiada no município de Aracruz (ES), o terminal está conectado por malha rodoviária e ferroviária aos principais centros produtivos e de consumo do país.

Voltar

Veja também:

Portocel firma parceria para ampliar soluções inovadoras em logística portuária

Portocel firma parceria para ampliar soluções inovadoras em logística portuária

leia mais
Portocel estabelece novo recorde mundial na movimentação de celulose

Portocel estabelece novo recorde mundial na movimentação de celulose

leia mais
Atletas de elite estarão em prova de triathlon em Aracruz (ES)

Atletas de elite estarão em prova de triathlon em Aracruz (ES)

leia mais
Simulado de triathlon agita Barra do Sahy

Simulado de triathlon agita Barra do Sahy

leia mais
Calado dinâmico amplia eficiência e segurança na manobra de navios no Portocel

Calado dinâmico amplia eficiência e segurança na manobra de navios no Portocel

leia mais