Iniciativa resultou no recolhimento de uma caçamba de lixo e envolveu comunidade e banhistas nas Praias de Barra do Sahy e Casa de Hóspedes
Verão, férias e calor. Esta combinação torna as praias um dos destinos favoritos dos capixabas e turistas. Pensando no cuidado com o meio ambiente e bem-estar dos banhistas, a Portocel organizou um mutirão de limpeza nas praias de Barra do Sahy e da Casa de Hóspedes, em Aracruz. A ação, realizada nos dias 19 e 20 de janeiro, resultou no recolhimento de 50 sacos de lixo, quantidade equivalente a uma caçamba de resíduos.
“Nós não nos contentamos apenas em aproveitar e curtir a beleza das praias de Aracruz, arregaçamos as mangas para limpá-las e também para conscientizar as pessoas. Entendemos que o lixo jogado na areia ou no mar é desconfortável para o ser humano e potencialmente maléfico para o meio ambiente e para os animais marinhos”, destacou o gerente de Portocel, Alexandre Billot Mori.
Participaram do mutirão, trabalhadores de Portocel, lideranças e moradores locais por meio do grupo Ecoagentes em Ação, jovens do projeto Jovens em Ação, membros do Grupo Ação Cultibio e representantes da Secretaria de Meio Ambiente (Semam/PMA).
Os voluntários da ação, além de recolherem o lixo, também orientaram banhistas e entregaram sacolas para o descarte adequado de resíduos. O mutirão contou ainda com a instalação de placas de orientação e sensibilização ambiental na praia da Casa de Hóspedes. As placas foram confeccionadas com material reaproveitado, retirado do Rio Riacho e das ruas do distrito de Barra do Riacho durante o mutirão de limpeza realizado no local ao longo do ano de 2018.
Gol Ambiental – Para envolver ainda mais os banhistas na ação, foi montada uma tenda com um jogo de futebol chamado “Gol Ambiental”. Bastava acertar a trave e responder corretamente a uma pergunta sobre meio ambiente para ganhar uma caneca do Programa de Educação Ambiental (PEA) de Portocel.
Outra iniciativa, realizada com o apoio dos jovens da comunidade da Barra do Riacho, distrito de Aracruz, foi a instalação de placas de orientação e sensibilização ambiental na praia da Casa de Hóspedes. As placas foram confeccionadas com material reaproveitado, retirado do Rio Riacho e das Ruas, que ficam também no distrito, durante o mutirão de limpeza realizado em Barra do Riacho ao longo do ano de 2018.
Voltar