Portocel celebra 40 anos revitalizado e com o olhar no futuro
No dia 28 de fevereiro o Portocel – Terminal Especializado de Barra do Riacho celebrou 40 anos de operação. Localizado em Aracruz (ES), Portocel é controlado pela Fibria e pela Cenibra e já movimentou mais de 100 milhões de toneladas de celulose, sendo reconhecido como o mais eficiente porto do mundo na movimentação de produtos de origem florestal.
“A parceria Fibria e Cenibra já deu certo. Quero dar os parabéns a todos aqui pelo desenvolvimento e pela busca por inovação que Portocel tem realizado”, comentou César Conalgo, vice-governador do Espírito Santo.
No mesmo dia foram inaugurados os novos guindastes de movimentação de madeira no Terminal de Barcaças, que compõem um total de R$ 85 milhões em investimentos e a geração de 450 postos de trabalho durante a execução das obras. O sistema de barcaças de madeira retira por dia 400 caminhões do tipo tritrem das rodovias. Esse tipo de veículo contribui com a redução do tráfego e com a diminuição das emissões de gases do efeito estufa.
Desse total investido, R$ 54,4 milhões destinaram-se à instalação de quatro guindastes, dois em Portocel e dois no terminal da Fibria em Caravelas. Com isso, espera-se reduzir em 40% o tempo de carregamento e descarregamento das barcaças de madeira que trafegam entre Bahia e Espírito Santo.
As obras de modernização contemplam também a reforma de dois armazéns; a recuperação dos pisos e estruturas dos berços de atracação; e o ramal ferroviário que interliga Portocel à Cenibra. Além disso, foram modernizados os sistemas de iluminação e de drenagem pluvial e a portaria que dá acesso ao porto, visando otimizar o fluxo de carretas e a segurança do trânsito.
Por fim, o porto passou por um processo de dragagem, que consiste em remover solo, rochas e lodo do fundo do rio. O objetivo é preparar o local para receber navios de maior calado (nome que se dá à parte do navio que fica submersa na água).
O prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, afirmou que Aracruz se sente privilegiada com esse investimento em seu município. “Quero parabenizar a Fibria e Portocel, porque eu acompanhei de perto o empenho para esse desenvolvimento e acredito que, juntos, vamos construir o futuro de Aracruz” disse Jones.
Moderno e eficiente
Além de ser reconhecido pela eficiência, Portocel também é referência em baixo custo operacional e é o maior requisitante de trabalhadores portuários avulsos no Espírito Santo. O terminal é um dos únicos do Brasil integrado a diferentes modais de transporte – rodoviário, ferroviário, tuboviário (dutos), marítimo de longo curso e cabotagem e está preparado para movimentar, com a mesma eficiência, outras cargas compatíveis com a celulose.
“Essas melhorias contribuem para aprimorar ainda mais a nossa eficiência operacional e nos prepara para o futuro, na busca de soluções em gestão e serviços que ampliem a nossa competitividade, contribuindo para ampliação do potencial logístico do Espírito Santo e do Brasil”, afirma Patricia Dutra Lascosque, diretora-superintendente de Portocel.
Francisval Mendes, diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, celebrou o aniversário do Porto e elogiou sua excelência operacional. “Portocel faz aniversário, mas o presente é do Brasil. Portocel é o maior terminal portuário especializado em celulose do mundo, embarcando cerca de 60% da celulose brasileira. É um orgulho para os capixabas. É um orgulho para o Brasil”, afirmou.
A solenidade de inauguração teve a presença de diretores da Fibria e da Cenibra, incluindo os diretores-presidentes, respectivamente, Marcelo Castelli e Naohiro Doi; autoridades federais do setor portuário; representantes do Governo do Espírito Santo e do município de Aracruz.
“É importante olharmos para trás e ver que Cenibra, Fibria e Portocel têm feito muita diferença onde atuam. Portocel, especialmente, não conquistou somente excelência operacional, mas tem também atuado para desenvolver as comunidades ao seu redor”, comentou Marcelo Castelli, Presidente da Fibria.
Já o presidente da Cenibra, Naohiro Doi, acredita que Portocel é uma parceria de muito sucesso entre Fibria e Cenibra. “Uma história como essa não se constrói da noite para o dia, mas com muito trabalho. Temos a certeza de que Portocel está no caminho certo e alcançará muitas marcas, não só de operação, mas de desenvolvimento e trabalho”, afirmou.
Patrícia Lascosque, Francisval Mendes, Marcelo Castelli, César Conalgo, Jones Cavaglieri e Naohiro Doi foram convidados a fazer o descerramento da placa comemorativa aos 40 anos de Portocel e a inauguração das obras de modernização do porto.
Ainda no evento, um momento emocionante marcou a data. José Selmo Barroso, empregado que completa 40 anos de trabalho junto de Portocel, foi homenageado em nome de todos os outros colaboradores do Porto. Ele recebeu um brinde comemorativo entregue por Patrícia Lascosque, Wellington Giacomin, representante da Fibria e diretor de Portocel, e Adermo Costa, representante da Cenibra e diretor de Portocel.
Voltar