Amplitude de maré
Variação de -0,15 m a 1,60 m.
Calado
O calado médio no terminal é de 12,80 m, já considerando uma maré média de 1 m.
Canal de acesso
O acesso ao terminal Portocel é realizado através do canal de acesso ao Porto de Barra do Riacho, a partir do alinhamento luminoso rumo 245o de entrada, entre as boias nº 01 e nº 02 até a área de manobra, inclusive, totalizando uma extensão de aproximadamente 1.010 m, com 158 m de largura.
Bacia de evolução
Localiza-se no interior dos molhes de proteção, com 460 m de diâmetro e 13 m de profundidade de projeto. A praticagem é obrigatória e é executada por intermédio do Sindicato dos Práticos do Estado do Espírito Santo, em conformidade com os conceitos e instruções definidas nas Normas da Autoridade Marítima (NORMAM) e Normas e Procedimentos da Capitania dos Portos do Espírito Santo (NPCP-ES).
Sinalização e balizamento
O conjunto de sinalização e balizamento é composto de:
- Seis boias no canal de acesso;
- Três boias circundando a bacia de evolução;
- Quatro boias delimitando a área navegável do TABR;
- Uma boia delimitando o limite das áreas de navegação do canal de acesso aos berços de navios e barcaças;
- Duas luzes de alinhamento ao eixo do canal de acesso (light-pipes anterior e posterior);
- Dois faroletes nas extremidades noroeste e sueste do cais;
- Dois faroletes Barra do Riacho Norte e Sul (molhes);
- Dois faroletes no berço de barcaças do transporte de madeira – a sudeste e a noroeste;
- Dois faroletes no berço de barcaças do transporte de celulose – a sudeste e a noroeste;
- Um farol de Barra do Riacho;
Fundeadouro recomendado
O fundeio é proibido na área junto ao molhe sul e próximo ao emissário submarino da fábrica da Suzano, conforme indicado no plano verso da Carta Náutica nº 1.420 da Diretoria de Hidrografia e Navegação do Ministério da Marinha.
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