Navegação e Manobra - Portocel

Portocel

Navegação e Manobra

Amplitude de maré

Variação de -0,15 m a 1,60 m.

 

Calado

O calado médio no terminal é de 12,80 m, já considerando uma maré média de 1 m.

 

Canal de acesso

O acesso ao terminal Portocel é realizado através do canal de acesso ao Porto de Barra do Riacho, a partir do alinhamento luminoso rumo 245o de entrada, entre as boias nº 01 e nº 02 até a área de manobra, inclusive, totalizando uma extensão de aproximadamente 1.010 m, com 158 m de largura.

 

Bacia de evolução

Localiza-se no interior dos molhes de proteção, com 460 m de diâmetro e 13 m de profundidade de projeto. A praticagem é obrigatória e é executada por intermédio do Sindicato dos Práticos do Estado do Espírito Santo, em conformidade com os conceitos e instruções definidas nas Normas da Autoridade Marítima (NORMAM) e Normas e Procedimentos da Capitania dos Portos do Espírito Santo (NPCP-ES).

 

Sinalização e balizamento

O conjunto de sinalização e balizamento é composto de:

  • Seis boias no canal de acesso;
  • Três boias circundando a bacia de evolução;
  • Quatro boias delimitando a área navegável do TABR;
  • Uma boia delimitando o limite das áreas de navegação do canal de acesso aos berços de navios e barcaças;
  • Duas luzes de alinhamento ao eixo do canal de acesso (light-pipes anterior e posterior);
  • Dois faroletes nas extremidades noroeste e sueste do cais;
  • Dois faroletes  Barra do Riacho Norte e Sul (molhes);
  • Dois faroletes no berço de barcaças do transporte de madeira – a sudeste e a noroeste;
  • Dois faroletes no berço de barcaças do transporte de celulose – a sudeste e a noroeste;
  • Um farol de Barra do Riacho;

 

Fundeadouro recomendado

O fundeio é proibido na área junto ao molhe sul e próximo ao emissário submarino da fábrica da Suzano, conforme indicado no plano verso da Carta Náutica nº 1.420 da Diretoria de Hidrografia e Navegação do Ministério da Marinha.

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