Portocel: inovação e parcerias para fortalecer posicionamento como solução logística diferenciada

Portocel: inovação e parcerias para fortalecer posicionamento como solução logística diferenciada

O Portocel, localizado em Aracruz, no litoral norte do Espírito Santo, completou este ano 45 anos de operação. Notabilizado pela excelência na movimentação de celulose, o terminal vem se fortalecendo como um porto multicargas. Para isso, vem investindo fortemente em inovação e estabelecendo novas parcerias, amparado por um posicionamento estratégico que busca diversificar o leque de cargas movimentadas.

O porto é uma sociedade entre dois grandes players do setor florestal: a Suzano e a Cenibra, e é porta de saída para cerca de 60% de toda a celulose que o Brasil exporta. O terminal tem buscado ampliar o espaço para cargas de terceiros, agregando valor à operação. “Temos trabalhado forte em ganhos de eficiência visando utilizar todo o potencial do nosso terminal. Também temos investido em inovação buscando revisar nosso modelo operacional”, destaca Valéria Becalli Provete, gerente de Estratégia e Gestão de Novos Negócios do Portocel.

Nos últimos anos, Portocel realizou investimentos importantes na adequação da sua infraestrutura, preparando-se para movimentar novas cargas. Entre esses investimentos estão novas áreas de armazenagem, ampliação do ramal ferroviário, que conecta o terminal às principais ferrovias do país, e o desenvolvimento e a aquisição de equipamentos específicos, além do reforço na capacitação de suas equipes em temas relacionados à operação e à segurança do trabalho.

Para abrir espaço a novas cargas e ampliar a carteira de clientes, o terminal recorre à inovação para ser cada vez mais eficiente na movimentação de celulose. Exemplo disso foi o desenvolvimento do spreader automático, que amplia a eficiência e a segurança na movimentação de celulose, a partir do içamento automático da carga.

Idealizado pela equipe interna do Portocel e desenvolvido com a parceria de empresas especializadas, o spreader automático vem despertando o interesse de outros terminais ao redor do mundo, para movimentação de carga feita por içamento. Um exemplar do spreader automático vem sendo testado pelo porto de Verbbruge, na Holanda, terminal com o qual Portocel vem trocando expertise nos campos operacional e de gestão.

Em 2022, o terminal também iniciou a movimentação de celulose solúvel, produzida pela LD Celulose na fábrica situada entre os municípios de Indianópolis e Araguari (MG), de onde é transportada por ferrovia até o porto. Outra carga que ganhou destaque no último ano foi o granito: foram 222,6 toneladas movimentadas em 2022, equivalentes a 30% de tudo o que Espírito Santo exportou em blocos de rochas ornamentais no período.

“Estamos atentos às oportunidades e sempre abertos a novas parcerias”, destaca Valéria Provete, acrescentando que Portocel vem testando outras soluções inovadoras e buscando aprimorar ainda mais sua infraestrutura, a fim de oferecer solução logística diferenciada e explorar todo o potencial da sua capacidade de movimentação de cargas. A celulose ainda é muito representativa nos resultados do terminal: respondeu por cerca de 90% das 6,3 milhões de toneladas de cargas movimentadas em 2022, mas artigos como rochas ornamentais, produtos siderúrgicos e cargas de projeto vêm ganhando espaço.

Entre as outras soluções que o terminal vem adotando para otimizar seu desempenho operacional está a manobra de navios utilizando o calado dinâmico, que permite aproveitar melhor a variação da maré e a capacidade das embarcações. O sistema otimiza a atracação e desatracação, reduzindo o tempo de espera das embarcações. Em 2022, o Portocel registrou um ganho de tempo de 408 horas nas operações realizadas com o sistema de calado dinâmico. O terminal é pioneiro na utilização desse sistema, devidamente validado pelas autoridades portuárias.

Sobre Portocel – Com capacidade para embarcar 7,5 milhões de toneladas/ano, Portocel é reconhecido por sua eficiência operacional, dispondo de completa infraestrutura logística, instalações e equipamentos integrados a diferentes modalidades de transporte: importação e exportação, longo curso e cabotagem, cargas gerais, projetos, granéis e operações de óleo e gás. Com localização privilegiada no município de Aracruz (ES), o terminal está conectado por malha rodoviária e ferroviária aos principais centros produtivos e de consumo do país. O porto é controlado por dois grandes players do setor de celulose e papel: a Suzano e a Cenibra, e segue perseguindo oportunidades que confirmem a sua trajetória como um grande porto de negócios.

plugins premium WordPress