Inovação e alta performance
Nosso gerente-executivo Alexandre Billot Mori participou, no dia 27 de março, de um evento que reuniu em Vitória representantes dos Tribunais Estaduais de Justiça de todo o país, onde abordou como a Portocel está ressignificando a sua atuação por meio de equipes de alta performance que atuam com foco na inovação, um dos pilares estratégicos da companhia. Realizado no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), o evento reuniu os Tribunais de Justiça usuários do Processo Judicial Eletrônico (PJe).
O executivo da Portocel abordou a experiência do porto na área de inovação, falando de soluções disruptivas que a empresa vem adotando, como o caminhão autônomo, spreader automático, calado dinâmico e visão computacional que, utilizadas conjuntamente, têm colocado o terminal em patamar diferenciado quando o tema é inovação no setor portuário.
Ele também falou do histórico da Portocel que, guiada por um novo posicionamento estratégico, transformou-se em um terminal multipropósito, operando cargas diversificadas e atenta às necessidades do mercado. Enfatizou, ainda, que a expertise na movimentação de celulose, que notabilizou o porto ao longo de sua história, abre portas para a operação em outros terminais do Brasil, como é o caso de Santos (SP), onde já atua como operador portuário.
Sobre Portocel – Em atividade há 46 anos no Espírito Santo, Portocel é reconhecida pela excelência operacional. O terminal capixaba é multimodal e dispõe de completa infraestrutura logística, instalações e equipamentos integrados a diferentes modalidades de transporte: importação e exportação, longo curso e cabotagem, movimentando celulose, cargas gerais, projetos e granéis, de acordo com as necessidades do mercado. Localizado no município de Aracruz (ES), norte do Espírito Santo, o terminal faz parte da região de abrangência da Sudene e está conectado por malha rodoviária e ferroviária aos principais centros produtivos e de consumo do país. A partir de julho de 2024, a Portocel passou a atuar também no Porto de Santos, como operador portuário do T32. A empresa de logística portuária é controlada pela Suzano e Cenibra, dois grandes players do setor de celulose e papel.