
Gestão de Emergências
Planejamento e resposta às emergências Uma crise ou emergência é uma condição ameaçadora que requer uma ação urgente. Uma ação de emergência eficaz pode evitar a ascensão de um evento para se tornar um desastre. Nossa estrutura de resposta a emergências e a gestão de recursos e responsabilidades estão pautados em todos os aspetos das emergências e nos nossos documentos e procedimentos dos Planos de Emergência para garantir a segurança dos colaboradores e minimizar os danos causados por possíveis acidentes.
Para atender aos cenários emergenciais mapeados, mantemos estrutura e equipe treinadas à prevenção e resposta para situações como resgate a vítimas, evacuação, incêndios prediais, vazamentos de produtos químicos e vazamento de óleo no mar.
Plano de Controle de Emergência (PCE)
Nosso terminal também mantém e treina suas equipes sobre o Plano de Controle de Emergência (PCE), que estabelece as diretrizes para atuação em situações emergenciais que envolvam pessoas, equipamentos, instalações e o meio ambiente. O PCE é acionado em situações que afetem diretamente as operações do porto, buscando reduzir ao máximo as possibilidades de danos às pessoas, à propriedade e ao processo operacional. Canais de comunicação PCE Ramal de Emergência:
- 4490 (interno)
- (27) 3270-4490 (externo)
Ponto de encontros PCE
- Ponto de Encontro 1 = Próximo ao prédio administrativo
- Ponto de Encontro 2 = Cruzamento das ruas de acesso ao cais e terminal de madeira
- Ponto de Encontro 3 = Portaria Portocel
PLANO DE AUXÍLIO MÚTUO (PAM)
Mantemos acordo formalizado e procedimentos de integração das equipes de emergência das empresas instaladas no porto de Barra do Riacho, de forma a contribuir para a adoção e disseminação de boas práticas que promovam a segurança das operações da área do complexo portuário.
PLANO DE EMERGÊNCIA INDIVIDUAL (PEI)
O Plano de Emergência Individual (PEI) do Portocel contém um conjunto de informações que definem cenários de risco, procedimentos de ações de resposta, dimensionamentos de recursos humanos e materiais e responsabilidades da equipe organizacional de resposta para adoção de medidas rápidas em caso de eventuais ocorrências a vazamentos de óleo no mar, de forma a garantir eficiente resposta e gestão das ocorrências, mitigando todos os impactos que possa afetar a integridade física das pessoas e do meio ambiente.
O PEI PORTOCEL atende às exigências e diretrizes da Resolução CONAMA n° 398/08 e é aprovado pelo órgão ambiental licenciador por meio da Licença de Operação do terminal. A estrutura de resposta do PEI está treinada e preparada para atuar nas emergências de derrame de óleo no mar em situações de Nível I. Para emergências classificadas como Nível II ou Nível III aciona-se o Plano de Área do Estado do Espírito Santo ou o Plano de Ajuda Mútua dos Terminais Marítimos do Espírito Santo – PROAMMAR-ES ou, ainda, caso haja necessidade, as estruturas de apoio especializadas que atuam no estado.
PLANO DE ÁREA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO (PAES)
Portocel, além de contar com sua estrutura de resposta a emergência de derrame de óleo no mar está integrada ao Plano de Área do Estado do Espírito Santo, que integra as ações e recursos dos Planos de Emergência Individuais das instalações e operações portuárias localizadas no litoral capixaba, para a prevenção e minimização de impactos ambientais em ocorrências envolvendo derrames de óleo na região, as quais pelo porte e/ou complexidade demandem a atuação por meio de mecanismos de ajuda mútua e cooperação técnica entre as diversas empresas e instituições públicas como as ocorrências classificadas como Nível II e Nível III.