
Equipamentos e Sistemas
Buscamos operar em nível máximo de excelência e, para isso, estamos sempre atentos às oportunidades de desenvolvimento de soluções que nos tornem mais eficientes.
O içamento de cargas em nosso porto é feito pelos guindastes de bordo dos navios e uma solução desenvolvida por nossas equipes, com o apoio técnico de parceiros especializados, resultou em um equipamento inédito e diferenciado para a movimentação de celulose: o spreader automático.
Como funciona o spreader automático
O equipamento é uma inovação no mercado portuário de movimentação de celulose, oferecendo mais segurança, agilidade e praticidade. Por um controle remoto, o operador da ponte ou guindaste do navio aciona um sistema de ganchos móveis que faz a pega automática dos arames de unitização dos fardos de celulose, reduzindo em cerca de 50% o tempo médio dessa operação.
O spreader automático é fruto de profundos estudos e análises realizados pelas equipes do nosso porto, e foi desenvolvido com a parceria de empresas especializadas em engenharia portuária.
- Capacidade para içar até 32 toneladas (16 fardos de celulose) em cada lingada
- O equipamento tem 7,2 toneladas de peso
- Dimensionado para operar 500 toneladas/hora
- Funciona a bateria ou pode ser conectado à rede de energia do navio.
Para saber mais sobre o spreader automático, veja o vídeo.

Empilhadeiras
A movimentação de granito também conta com empilhadeiras especializadas na movimentação de blocos, contribuindo para a segurança e eficiência da operação.
Calado Dinâmico
Fomos um dos primeiros portos da América Latina autorizado a utilizar o sistema de calado dinâmico, que permite avaliar, em tempo real, as condições de navegabilidade em relação a cada navio, favorecendo o uso otimizado da nossa estrutura e ganhos de produtividade.
O uso do ReDRAFT®, um sistema amplo de monitoramento de dados meteoceanográficos, classificado como um dos mais modernos e completos, nos permite calcular com precisão qual é o calado máximo e/ou qual a próxima janela segura para navegação, de acordo com as condições analisadas, permitindo operar com maior calado e ampliando a capacidade de carga nas embarcações. Isso porque a ferramenta avalia, em tempo real, a folga dinâmica abaixo da quilha (espinha dorsal da embarcação), com base nas características de cada navio e do canal de acesso, considerando ainda as condições ambientais do momento da manobra.
Esse sistema emite dados on-line, via e-mail automático, por meio de boletins diários com medições de altura e período de onda, direção e velocidade do vento, visibilidade e amplitude de maré, direção e velocidade da corrente, que são captados a partir de Boia ODAS (Ocean Data Acquisition System), devidamente homologada pela Capitania dos Portos.
O histórico dessas informações está disponível para a Capitania dos Portos sempre que solicitado e pode ser cedido para universidades e centros de pesquisas para elaboração de estudos e projetos de desenvolvimento portuário.
Gerenciamento das atividades
Nosso Sistema Operacional gerencia todos os processos relacionados às operações, por meio de controladores remotos e estações locais que programam e monitoram a atracação de navios, a movimentação de cargas, os registros da estiva, as inspeções e as vistorias.
O sistema está conectado ao Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior) e os registros operacionais são efetuados por coleta eletrônica e transmitidos em tempo real para o banco de dados.