Projeto Raízes inicia oficinas de Cinema Socioambiental com jovens de Barra do Riacho e Barra do Sahy
Formação promovida pelo PEA Portocel une criatividade, técnica e valorização da memória cultural e ambiental das comunidades.
A primeira oficina da formação em Cinema Socioambiental do Programa de Educação Ambiental de Portocel (PEA PORTOCEL) foi um mergulho criativo no universo audiovisual.
Conduzida pelos professores Patrick e André, da Ueivi Design, a atividade, realizada no mês de setembro, preparou os participantes para transformar ideias em imagens, valorizando a memória histórica, cultural, ambiental das comunidades de Barra do Riacho, Vila do Riacho, Barra do Sahy e Santa Marta, localizadas no entorno de Portocel.
Durante a oficina, os instrutores, exploraram conceitos de estética e direção de arte, demonstrando como elementos como cenografia, som e enquadramentos são fundamentais para contar histórias únicas.
Os participantes também tiveram contato com diferentes tipos de câmeras e equipamentos, aprendendo a capturar a essência dos ambientes com sensibilidade e técnica.
Em sua segunda edição, o Projeto Raízes está promovendo Oficinas de Cinema com sete jovens das comunidades de Barra do Riacho e Barra do Sahy, totalizando 40 horas de formação. A oficina proporcionou dinâmicas criativas e colaborativas, dividindo os jovens em equipes de roteiro, técnica e cenografia, dando início à prática com entusiasmo e espírito de equipe.
Todo o aprendizado será transformado em um vídeo documentário sobre Barra do Riacho, resultado da vivência e do olhar dos próprios jovens sobre sua comunidade.
Além de toda parte técnica e prática, os participantes também receberam orientações sobre como se preparar para editais do Ministério da Cultura, ampliando suas possibilidades de atuação no campo audiovisual.