
Responsabilidade social
A política de sustentabilidade da Portocel tem o objetivo de assegurar o gerenciamento ambiental com ênfase na prevenção e no controle da qualidade ambiental, de forma a criar valor sustentável para a companhia e para as comunidades vizinhas.
A política socioambiental estimula e fomenta o desenvolvimento das comunidades nas áreas em que a companhia atua, para gerar lucro admirado, associado à conservação ambiental, à inclusão social e à melhoria da qualidade de vida. A meta é fortalecer a sustentabilidade do negócio, em consonância com a missão, a visão e os princípios da Portocel, e manter os mais elevados padrões de integridade, alinhados à transparência nos processos e às melhores práticas de governança corporativa.
Nossos princípios de sustentabilidade
- Transparência e ética;
- Alinhamento ao Pacto Global das Metas do Milênio das Nações Unidas, Agenda 21, e ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI);
- Reconhecimento dos direitos das comunidades e dos povos tradicionais;
- Promoção e estímulo ao desenvolvimento social e cultural local;
- Geração de valor para a empresa e para as comunidades de atuação.
Agente do Bem
Uma das iniciativas mais relevantes no âmbito da nossa Política de Responsabilidade Corporativa, o Programa Agente do Bem estimula a criação de uma rede de proteção capacitada para contribuir para prevenção e enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. O Agente do Bem foi instituído com a parceria da Childhood Brasil e busca formar multiplicadores, ou seja, pessoas capacitadas para identificar situações de violência e encaminhar os envolvidos para o devido atendimento e acompanhamento.
No âmbito de Portocel, foram formados mais de 30 multiplicadores internos, incluindo trabalhadores próprios, prestadores de serviço e trabalhadores avulsos, que atuam na disseminação da iniciativa. Também passaram por qualificação cerca de 60 profissionais da rede pública de ensino do município, que receberam orientação sobre como atuar ao se depararem com eventuais situações de violência contra crianças e adolescentes.
Lei Municipal – Um dos legados da iniciativa é a Lei Municipal 4.325, de 2020, que deu origem ao Plano Municipal de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes em Aracruz. Com o apoio de Portocel, o município de Aracruz foi um dos primeiros do Espírito Santo a contar com uma lei específica sobre o tema.

Parceria com organizações sociais
A fim de contribuir com o desenvolvimento social na região em que atuamos, somos apoiadores de organizações que desenvolvem atividades de fomento à educação e ao empreendedorismo, como os exemplos que seguem.
Associação de Artesãs da Barra do Riacho (Criarte) – Proporciona às mulheres da comunidade de Barra do Riacho oportunidade de desenvolverem habilidades como artesãs, gerando renda. Além de sermos um dos mantenedores, apoiamos a iniciativa fornecendo materiais para reciclagem, adquirindo produtos e multiplicando atitudes sustentáveis. Nas mãos das artesãs da Criarte, lonas de publicidade da nossa empresa são transformadas em ecobags, restos de cordas de sisal em artesanato e outros artigos que são comercializados, contribuindo para a economia circular.
Saber Viver – Fazemos parte do grupo de apoiadores da iniciativa, cujo objetivo é contribuir com o desenvolvimento das crianças, adolescentes e respectivas famílias nos bairros da região, por meio de ações socioeducativas e socioculturais que trabalham o fortalecimento dos vínculos familiares, vínculos com a escola e a com a comunidade. Além de reforço escolar, os participantes têm aulas de esportes diversos e de música.

