
Saúde e segurança no trabalho
Tendo como meta a busca do acidente zero, Portocel vem implementando diversas iniciativas que buscam fortalecer a cultura da segurança no trabalho, a partir da intensificação de campanhas e do reforço de práticas preventivas para antecipar e eliminar condições de risco. Como parte do Programa de Gestão de Segurança, temos o Programa Transformar, que incorporou o Programa 11 Elementos e suas diretrizes de segurança estabelecidas para a realização de atividades de maneira segura no Portocel.
O Transformar promove diversas ações de conscientização para fortalecimento das práticas de segurança em todas as atividades que fazem parte da rotina do terminal, preservando a segurança, a saúde e a integridade dos trabalhadores e das pessoas que transitam pelo Portocel, incluindo trabalhadores próprios, contratados e portuários avulsos.
11 pilares de gestão de segurança
- Liderança e Comprometimento: Engajamento, empoderamento, sentido de pertencimento e autorresponsabilidade.
- Identificação dos Perigos e Riscos: panorama abrangente de todos os perigos e riscos relacionados com as atividades da Portocel e aquelas que a empresa possui influência. Programa com vasta abrangência devido à participação de muitos(as) colaboradores(as) terceiros(as) nas atividades portuárias.
- Requisitos Legais e Outros Aplicáveis: ações de gerenciamento para manutenção de Portocel em conformidade aos requisitos legais e outros requisitos estabelecidos pela companhia e órgãos internacionais.
- Objetivos, Metas e Indicadores de Desempenho: nossas crenças, valores, política, objetivos e responsabilidades definidas, comunicadas e implementadas junto a todas as interfaces do terminal.
- Política Corporativa, Padrão Gerencial, Normas, Procedimentos e Instruções: todos os padrões, regras, procedimentos e normas de segurança estabelecidas e implementadas, incluindo todas as atividades realizadas por colaboradores(as) próprios(as) e terceiros(as).
- Comunicação, Reuniões, Diálogos e Campanhas: programa de comunicação, feedbacks, compartilhamento de experiências, formação de comitês e subcomitês para compartilhar diálogos de segurança com toda organização.
- Capacitação e Comportamento Seguro: ações para revisitar todas as competências comportamentais e técnicas necessárias para um processo de educação continuado junto aos colaboradores(as) próprios(as) e terceiros(as).
- Auditorias e Inspeções: processos para medição, avaliação, auditorias e inspeções das atividades realizadas no porto.
- Análise de Investigação de Acidentes, Preparação e Atendimento de Emergências: todo o processo de relato de incidente, investigação de acidentes e atendimento a emergências em processo de implementação.
- Programas Portuários: a atividade portuária, por ser muito específica, necessita de cuidados operacionais especiais, então implementamos programas operacionais de controle para atividades portuárias.
- Análise Crítica do Sistema de Gestão: cada um dos aspectos relacionados acima é supervisionado por um comitê específico, responsável por divulgar suas diretrizes e seus procedimentos. Mensalmente, são realizadas análises de acompanhamento da evolução por toda equipe de liderança e direção.

Nossas iniciativas
Educação continuada
Uma das iniciativas do Transformar é o desenvolvimento do programa de educação continuada para as lideranças do Portocel, a fim de aprimorar o desempenho dos gestores em questões relacionadas à segurança. O objetivo é transformar a mente, as atitudes e o comportamento dos líderes e equipe de SSQV (Segurança, Saúde e Qualidade de Vida), preparando-os para multiplicar os conceitos de saúde e segurança, de forma a alcançar a totalidade dos colaboradores próprios, prestadores de serviços, provedores e TPAs.
Reconhecimento
Reconhecer é um passo importante para estimular o comportamento desejado. Como parte do Transformar, Portocel reconhece os colaboradores que são destaque no uso das ferramentas de segurança, abrangendo inclusive os respectivos familiares, com quem os prêmios recebidos (cesta de café da manhã, vale pizza, vale cinema e até passeios) são compartilhados. A gestão do terminal está diretamente engajada nessas ações.
Guardiões da Segurança Um dos momentos da Sipat 2022
A iniciativa é desenvolvida com objetivo de identificar protagonistas que, juntamente com a área de SSQV e as lideranças, contribuem com a promoção da cultura de segurança e prática do cuidado ativo (eu me cuido, cuido do meu colega e me deixo ser cuidado pelos demais).
Academia de Segurança
Ferramenta que visa desenvolver os colaboradores próprios quanto à educação comportamental, como formato de atuação preventiva, aprimoramento e desenvolvimento para formação da cultura de segurança (Linha Mestra, procedimentos internos de segurança e saúde ocupacional), de forma prática, simples e objetiva.
Safety Tour
Envolve abordagens junto aos dirigentes sindicais nas frentes de trabalho, com inspeções comportamentais e sistêmicas buscando motivar a partir do exemplo. As reuniões itinerantes são realizadas semanalmente, reforçando o comportamento seguro, identificando oportunidades de melhoria, multiplicando o aprendizado e contribuindo para promover a mudança de comportamento e estimular nova postura em relação à segurança.