Infraestrutura

Organizado como um porto de negócios e apto a operar com cargas diversas, Portocel dispõe de completa infraestrutura logística e está integrado a diferentes modalidades de transporte. Além do transporte marítimo de longo curso, operamos com cabotagem e dispomos de ramal ferroviário integrado à Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). A localização do Terminal, com saída para a BR 101 Norte, também favorece a ligação com as principais rodovias do país.

Acesso e manobra de navios

Canal de acesso

O acesso ao terminal é realizado através do canal de acesso ao Porto de Barra do Riacho, a partir do alinhamento luminoso rumo 245º de entrada, entre as boias nº 01 e nº 02 até a área de manobra, totalizando uma extensão de aproximadamente 1.010 metros, com 158 metros de largura.

Bacia de evolução

Com 460 metros de diâmetro e 13 metros de profundidade de projeto, a bacia de evolução fica no interior dos molhes de proteção. O uso da praticagem é obrigatório e é executado por intermédio do Sindicato dos Práticos do Estado do Espírito Santo, em conformidade com os conceitos e instruções definidas nas Normas da Autoridade Marítima (NORMAM) e Normas e Procedimentos da Capitania dos Portos do Espírito Santo (NPCP-ES).

Para mais informações, visite o site vports.com.br

  Terminal de Navios

  • Berços de atracação: 3
  • Calado máximo: 13,20 metros
  • Cais acostável: 700 metros contínuos
  • Comprimento máximo de navios: 230 metros (LOA)
  • Porte bruto máximo das embarcações: 85.000 toneladas (DWT)
  • Boca máxima: 36 metros (BEAM)

Terminal de Barcaças

  • Berços de atracação: 3
  • Profundidade: 6 metros
  • Dolphin para manobra: 1

Área de Armazenagem

  • 68.600 metros quadrados de armazéns cobertos em área alfandegada
  • 400.000 metros quadrados de pátios descobertos em área alfandegada para movimentações diversas
  • 300.000 metros quadrados de retroárea para ampliação

Modal Ferroviário

  • 2,27 km de trilhos ferroviários internos distribuídos em quatro ramais, que estão ligados à Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) a partir de uma linha que sai da localidade de Piraqueaçu e chega ao Portocel, numa extensão de aproximadamente 47 km.
  • 1 balança ferroviária com capacidade de 140 MT

Modal Rodoviário

  • Conexão direta com a BR 101 e a BR 262, favorecendo a ligação com todos os estados do país.
  • 2 balanças rodoviárias aptas para bitrens (capacidade de 100 MT) 
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