Quem somos
Fruto de uma parceria entre dois grandes players da indústria florestal – a Suzano e a Cenibra, temos uma história de mais de quatro décadas e buscamos ser reconhecidos pela excelência de nossas operações e pela atuação responsável na região onde estamos inseridos.
Nosso terminal está localizado a pouco mais de 4 km da unidade industrial da Suzano, em Aracruz (ES), e está ligado à Cenibra via Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), por onde chega toda a celulose exportada pela empresa, constituindo um diferencial logístico importante para as duas companhias.
A infraestrutura logística de Portocel inclui equipamentos e instalações integrados a diferentes modais de transporte, operando diversos tipos de carga.
Portocel é fruto de uma parceria entre a Suzano (51%) e a Cenibra (49%), duas das maiores produtoras mundiais de celulose branqueada de fibra curta. Está localizada em Barra do Riacho, no município de Aracruz, Espírito Santo, 70 km ao norte de Vitória. Possui uma estrutura capaz de movimentar 7,5 milhões de toneladas anualmente. Responde pela movimentação de 60% da celulose exportada pelo Brasil.
Em localização estratégica, o terminal fica a 4,3 km da Suzano (unidade Aracruz) e é ligado à Cenibra, em Belo Oriente (MG), pelo ramal ferroviário EFVM (Estrada de Ferro Vitória-Minas), com a utilização de 113 vagões que saem diariamente da fábrica para o porto. Esse sistema logístico, portanto, reduz o uso de rodovias e o transporte por caminhões em longas distâncias e, assim, é muito mais sustentável. A celulose embarcada em Portocel abastece os mercados asiático (45%), europeu (32%) e norte-americano (23%) e é usada para a fabricação de papéis de imprimir e escrever, papéis sanitários e papéis especiais de alto valor agregado.

Ainda mais importante do que a ênfase nos recordes de desempenho, Portocel se caracteriza pela busca da excelência em infraestrutura portuária e atua com agilidade e de forma integrada, simplificando processos e aperfeiçoando o fluxo de informação. A companhia é fiel às suas Crenças de Gestão e atua com senso de dono, a fim de oferecer serviços diferenciados, mitigar os impactos das operações, proporcionar segurança aos trabalhadores e aplicar princípios de sustentabilidade e respeito às pessoas e ao meio ambiente.

As duas empresas responsáveis por Portocel estão entre os players mais relevantes do setor. A Suzano é líder mundial na produção de celulose branqueada de eucalipto e responde por 30% da oferta global do produto, com capacidade de produção anual de 7,5 milhões de toneladas. Possui fábricas em Aracruz (ES), Três Lagoas (MS), Jacareí (SP), Embu (SP), Limeira (SP), Suzano (SP), Mucuri (BA) e Imperatriz (MA) , além de participação na Veracel, no sul da Bahia, operada por meio de uma parceria com a empresa sueco-finlandesa Stora Enso. Exporta para a Europa, Ásia, América do Norte e América Latina.
A Cenibra – Celulose Nipo-Brasileira, fundada em 1973, produz 1,14 milhão de toneladas anuais de celulose branqueada em sua fábrica em Belo Oriente e exporta 95% desse total, principalmente para a Europa, Ásia e América do Norte. Em Portocel, que fica a 374 km de sua fábrica, a Cenibra conta com uma área de estocagem de 53 mil m2.
Deseja conhecer mais sobre a Portocel?
Veja abaixo os principais relatórios divulgados pela empresa, contendo informações gerais, resultados operacionais e indicadores de responsabilidade socioambiental.