Quem Somos

O Terminal Especializado de Barra do Riacho - Portocel - é o único porto do Brasil especializado no embarque de celulose.

Está preparado para receber navios continuamente, com capacidade de embarque anual de 7.500.000 toneladas de celulose.

O porto é de propriedade conjunta da Fibria (51%) e da
Cenibra (49%), duas das maiores empresas produtoras de celulose no Brasil.

mostrar/esconder texto O único especializado em celulose

A infraestrutura de transportes do terminal é completa. A celulose chega em Portocel por diferentes modalidades de transporte: rodoviário, ferroviário e marítimo, por meio de barcaças.

Além disso, o terminal conta com os equipamentos necessários para suporte do recebimento e expedição dos fardos de celulose, sendo todos os registros operacionais efetuados pela coleta eletrônica de dados e transmitidos em tempo real para uma rede de microinformática. Esse sistema está ligado aos sistemas da Alfândega via EDI.

O Terminal conta com uma equipe de aproximadamente 300 colaboradores com experiência e formação específica na área. Para a segurança de todos, das cargas e embarcações, a Portocel cumpre as normas do ISPS Code.

mostrar/esconder texto Conheça as empresas responsáveis por Portocel

A Fibria é a líder mundial na produção de celulose branqueada de eucalipto. A Companhia responde por cerca de 30% da oferta global do produto. A capacidade de produção da Fibria está distribuída pelas unidades de Aracruz - ES (2,3 Mt), Três Lagoas - MS (1,3 Mt), Jacareí - SP (1,1 Mt) e Veracel - BA (1,1 Mt). Esse volume é exportado para os mercados da Europa, Ásia, América do Norte e América Latina.

A CENIBRA - Celulose Nipo-Brasileira - produz 1,14 milhão de toneladas por ano de celulose branqueada de eucalipto na sua fábrica de Belo Oriente, MG. A empresa exporta cerca de 95% desse total, principalmente para mercados da Europa, Ásia e América do Norte.

As duas empresas são reconhecidas pela qualidade da sua celulose, que é destinada à fabricação de papéis de imprimir e escrever, papéis sanitários e papéis especiais de alto valor agregado.