Portocel estabelece recorde mundial no embarque de celulose e comemora 43 anos de operação - Portocel

Portocel

Portocel estabelece recorde mundial no embarque de celulose e comemora 43 anos de operação

02/03/2021

O porto movimentou 39.048 toneladas de celulose em 24 horas de operação, uma marca singular no mundo, dias antes do 43º aniversário de operação

 

Aracruz/ES, 2 de março de 2021 – O Portocel, em Aracruz (ES), comemorou no domingo (28) 43 anos de operação do terminal, coroando uma semana em que conquistou um marco histórico: o recorde mundial de embarque de celulose. Foram 39.048 toneladas embarcadas em 24 horas de operação, uma marca nunca antes registrada em nenhum porto do mundo que movimenta celulose. O recorde foi registrado no dia 23 de fevereiro, durante embarque no navio Osakana, da Saga Welco, especializado na movimentação desse tipo de carga.

 

O recorde anterior, considerando navio convencional ou especializado, também era de Portocel. Em navio especializado, a melhor marca era de 2006, com o embarque de 35.000 toneladas no Star Optimana. Em navio convencional, a melhor marca era de 2015 com 37.168 toneladas em 24 horas de operação no Halophyla. O recorde mundial batido na última semana reflete a dedicação, a excelência e a alta performance de Portocel, operando com segurança e eficiência.

 

“Alcançamos um marco histórico que muito se deve ao potencial de nossas equipes e parceiros e à contínua busca por modernização. Os navios que recebemos não mudaram muito nos últimos anos, mas aperfeiçoamos continuamente nossas equipes, modernizamos a infraestrutura portuária e contamos com parceiros dedicados com os quais construímos alianças genuínas, entre eles os sindicatos que representam a mão de obra avulsa”, destaca Alexandre Billot Mori, gerente executivo de Operações Portuárias da Portocel.

 

Para aprimorar a capacidade técnica das equipes operacionais, Portocel conta com recursos como um simulador de operação de empilhadeiras e tratores, equipamentos utilizados na movimentação de carga nos armazéns. Os próprios armazéns também passaram por melhorias que favorecem a armazenagem e o gerenciamento dos estoques, contribuindo para os ganhos de performance.

 

Repercussão – A conquista do recorde mundial repercutiu no cenário econômico. O então secretário de Desenvolvimento do Espírito Santo, Marcos Kneip Navarro (atualmente na diretoria do Bandes), comentou em suas redes sociais: “Com satisfação e orgulho, parabenizamos o time do Portocel por mais esse feito, batendo recorde mundial de celulose embarcada em 24h, e contribuindo para o desenvolvimento e a competitividade do Espírito Santo”.

 

O diretor-presidente da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), Murillo Barbosa, também parabenizou a operação recorde de Portocel: “Muito orgulho dessa associada, Portocel faz a diferença”.

 

Portocel é referência mundial na movimentação de celulose e o novo recorde reforça isso. O terminal movimenta a celulose exportada pelas empresas Cenibra, Suzano e Veracel (joint operation Stora Enso e Suzano). O terminal também se apresenta como opção logística para outros tipos de carga, operando com a mesma eficiência.

 

Sobre Portocel – Com capacidade para embarcar 7,5 milhões de toneladas/ano, Portocel é reconhecido por sua eficiência operacional, dispondo de completa infraestrutura logística, instalações e equipamentos integrados a diferentes modalidades de transporte: importação e exportação, longo curso e cabotagem, cargas gerais, projetos, granéis e operações de óleo e gás. Com localização privilegiada no município de Aracruz (ES), o terminal está conectado por malha rodoviária e ferroviária aos principais centros produtivos e de consumo do país. O porto é controlado por dois grandes players do setor de celulose e papel: a Suzano e a Cenibra e segue perseguindo oportunidades que confirmem a sua trajetória como um grande porto de negócios.

 

 

 

Voltar

Veja também:

Em visita ao Portocel, prefeito de Aracruz reforça apoio ao desenvolvimento logístico do município

Em visita ao Portocel, prefeito de Aracruz reforça apoio ao desenvolvimento logístico do município

leia mais
O COMBATE AO CORONAVÍRUS EM PORTOCEL

O COMBATE AO CORONAVÍRUS EM PORTOCEL

leia mais
Portocel recebe visita de comitiva da Bélgica

Portocel recebe visita de comitiva da Bélgica

leia mais
Agente do Bem

Agente do Bem

leia mais

Portocel tem nova norma de tráfego e permanência para embarcações

leia mais