Nossa Gente - Portocel

Portocel

A Portocel

Nossa Gente

Portocel conta com uma equipe de 249 empregados próprios. O perfil desses profissionais se caracteriza pela diversidade: são homens e mulheres de diferentes idades e etnias, com tempo médio de 12 anos na companhia. Conta, também, com uma equipe de 125 trabalhadores terceiros, além dos trabalhadores avulsos que, em média, ocupam 400 postos de trabalho por mês. Essas equipes recebem treinamentos específicos e estão devidamente preparadas para oferecer serviços com alta produtividade (recorde mundial 37.168 toneladas dia/navio), qualidade (menor nível de avarias) e segurança, de acordo com padrões internacionais e com o Código ISPS.

Uma das Crenças de Gestão da Portocel trata justamente do potencial humano: “As pessoas são únicas e desenvolvem seu potencial quando investimos tempo, cultivamos seu talento, valorizamos suas entregas e reconhecemos seu mérito”. Para estimular a integração das equipes e os relacionamentos interpessoais, Portocel promove diversos eventos esportivos e sociais ao longo do ano. A companhia também avalia com regularidade o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos empregados, com base em três indicadores-chave: absenteísmo, matriz de treinamento e horas-extras, com resultados positivos.

As equipes Portocel contam também com programas de incentivo profissional e de evolução de carreira, com uma matriz de treinamento que acompanha o desenvolvimento dos funcionários ao longo do ano e favorece a formação de lideranças. A cultura da companhia se concentra na valorização dos profissionais internos e no reconhecimento de seus talentos e capacidades. Por acreditar no potencial humano, a empresa desenvolve o PAP (Programa de Aperfeiçoamento Portocel), que visa capacitar e desenvolver os profissionais da empresa, proporcionando conhecimentos e habilidades para apoio no desenvolvimentos de suas funções e contribuindo para o alcance das estratégias e da sustentabilidade das operações.

Em sua política de diálogo aberto com as equipes, Portocel criou uma Ouvidoria que cuida da manutenção dos princípios estabelecidos no Código de Conduta e, ao mesmo tempo, atua como um canal de contato permanente com os funcionários. A Ouvidoria é um meio de comunicação prático e funcional e pode ser acessada pela internet, por telefone e por carta para ouvir dúvidas, críticas, elogios, reclamações e registros de ocorrências operacionais.

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Crenças de Gestão

Excelência

É possível fazer mais e melhor, inovar e superar desafios, transformando erros em aprendizado, com disciplina, humildade e simplicidade.

Aliança

Nosso sucesso é fruto da construção conjunta, fortalecido por relações e alianças genuínas nas quais todos ganham.

Pragmatismo

O bom resultado é produto da dedicação ao que é relevante, a partir de uma visão sistêmica e de futuro.

Diálogo aberto

Ambiente de confiança se constrói com a permanente prática do diálogo aberto e a valorização da diversidade para criar as melhores soluções.

Senso de Dono

Valorizamos quem cuida dos assuntos da empresa como se fossem seus, atua de forma responsável e com paixão, lidera pelo exemplo e comemora as conquistas.

Potencial Humano

As pessoas são únicas e desenvolvem seu potencial quando investimos tempo, cultivamos seu talento, valorizamos suas entregas e reconhecemos seu mérito.